Breves

Atenção: Atenção este blogue etá optimizado para o Google Chrome e o Firefox com o internet explorer não conseguirá ver o conteudo //

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Zinédine Zidane


Informações pessoais
Nome completoZinédine Yazid Zidane
Data de nasc.23 de junho de 1972 
Local de nasc.Marselha,  França
Altura1,85 m
Ambidestro
ApelidoZizouEl MagoEl MagníficoEl MaestroEl Zid
Informações profissionais
PosiçãoMédio
Clubes de juventude
1982–1983
1983–1987
1987–1988
França Saint-Henri
França Septèmes-les-Vallons
França Cannes
Clubes profissionais1
AnosClubesJogos (golos)
1988–1992
1992–1996
1996–2001
2001–2006
Total
França Cannes
França Bordeaux
Itália Juventus
Espanha Real Madrid
61 (6)
139 (28)
151 (24)
155 (37)
506 (95)
Seleção nacional3
1994–2006Bandeira da França França108 (31)

Zinédine Yazid Zidane, é um ex-futebolista francês de origem argelina que atuava como médio.
Zidane é tido como um dos melhores jogadores da história do futebol mundial, sendo frequentemente comparado a seu compatriota Michel Platini. Durante sua carreira, defendeu equipes como Juventus e Real Madrid, estando presente também, na fase mais vitoriosa da história da Seleção francesa, que conquistou uma inédito Campeonato do mundo e o segundo título da Campeonato da Europa de sua história (a outra fora conquistada na época de Platini). De fato, personificou a subida dos Bleus, até então vistos como uma força média, para o rol das grandes seleções, em uma mudança que chegou a ser vista como uma "Queda da Bastilha" esportiva.
Não se notabilizou tanto pela quantidade de golos: Zidane era um jogador mais caracterizado pelas passadas largas, precisão nas cobranças de falta e em lançamentos, habilidade para driblar apenas quando necessário. No final do século XX, era descrito como um "craque das antigas", a jogar de forma solidária, fazendo os companheiros brilharem, ditando o ritmo do time ao preparar as jogadas e distribuir assistências.
Ainda assim, a vitória francesa na final do Campeonato do mundo de 1998 deve-se a dois gols seus. Marcado por brilhar em jogos decisivos, embora geralmente não rendesse tanto em partidas de menos valor, está junto de Pelé, Vavá e Paul Breitner entre aqueles que marcaram gols em duas finais de Copa, ao fazer outro na da de 2006.
Durante sua carreira, conquistou diversos títulos, além de faturar também diversos prêmios, incluindo três vezes como melhor jogador do mundo pela FIFA (sendo o recordista, ao lado do ex-companheiro de clube, o brasileiro Ronaldo), e uma vez pela France Football. Numa lista recente criada pela World Soccer, Zidane aparece na vigésimo oitava posição, entres os cem melhores da história. Também foi inserido no FIFA 100 (lista dos 125 maiores jogadores vivos), uma lista comemorando os cem anos da entidade. E, ficou em primeiro no UEFA Golden Jubilee Poll (lista dos maiores jogadores europeus da história), pesquisa realizada pela UEFA através da internet.
Atualmente, além de sempre participar de partidas beneficentes, Zidane também é embaixador da ONU na luta contra a fome. No Real Madrid, ocupa o cargo de diretor na gerência de Florentino Pérez.

Sem comentários:

Enviar um comentário